Quero saber: CD da Jungle

Olá eu sou o Alex o paizão. Meu filho é o Jaiminho, aquele lobinho gordinho. Desta vez, vou entrevistar 2 falcões que acabaram de finalizar um belíssimo projeto, o CD da Jungle. Vou conversar com a Isis Akagi e o Eric Tamari:

 

Alex: Olá, eu sou o Alex e pai do Jaiminho, aquele gordinho de engraçado em baixo da torre. Acabamos de entrar no escoterismo e eu vi que vocês lançaram um CD musical, e como eu gosto muito de música… Para ser um lobinho tem que saber cantar?

Eric: Olá!!! Eu sou o Eric e é muito bom saber que está no escotismo e que gosta de música. Então, para ser lobinho não precisa saber cantar, o mais importante é querer participar e cantar dentro dos seus limites.

Isis: Olá Alex, sou a Isis, seja bem vindo.  Bom, nosso CD é uma forma de ensinar aos lobinhos novos alguns dos princípios de vivência desse ramo. Não é necessário saber cantar, mas como dentro do Movimento é trabalhado entre outras coisas, a capacidade de se apresentar e se portar em público, a música é um meio para mexer com essas habilidades.

Eric: Ah, é melhor dizer escotismo ao invés de escoterismo.

 

Alex: Ahhh, me desculpe, então não é escoterismo?  É escotismo? Eu sempre me confundo… 

Isis: Não está errado, mas o termo escoterismo é bem pouco utilizado, Alex. O mais comum é escotismo ou movimento escoteiro.

 

Alex: Ahhmnm entendi… E o que que é a Jangal? E Por que tem esses personagens? O que que tem a ver com os lobinhos. 

Eric: Jungle é a selva onde moram os animais. Esses personagens são do livro chamado “The Jungle Book”, de Rudyard Kipling, também chamado de “O Livro da Selva”,  em português.

Isis: Dentro do ramo Lobo, este livro é utilizado como fundo temático nas atividades. E os chefes (adultos responsáveis pelas atividades) recebem um “apelido”,  que é o nome de algum dos personagens. Você já assistiu o filme da Disney “Mogli, o menino lobo”? Então, são basicamente esses personagens, apesar da Disney ter alterado características de alguns deles. Enfim, Mogli é um menino que foi perdido na floresta e criado pelos animais. Ele passa a ser parte da Alcatéia e é criado junto com os Lobinhos, que são as crianças, entendeu? Ish, não sei se deu pra entender ou se ficou confuso rs.

 

Alex: Entendi mais ou menos… Então as atividades dos lobinhos tem como temática a história do “Livro da Selva”?

Isis: Isso mesmo.

 

Alex: O Jaiminho é um lobinho agora, ele um dia vai ser um escoteiro ou vai ser sempre da selva? 

Isis: Se seu filho entrou para o escotismo e tem idade entre 7 e 10 anos, ele pertence ao ramo Lobinho, mas à medida que ele for crescendo, ele vai “passando” para outros ramos de acordo com a sua idade. No escotismo os jovens são divididos por idade: 7 a 10 anos, ramo Lobinho; 11 a 14 ramo Escoteiro; 15 a 17 ramo Sênior; 18 a 21 ramo Pioneiro.

 

Alex: Ahh tá!! Eu sempre ouvia a respeito desses pioneiros… Então, os lobinhos são os mais novos e os pioneiros são os mais velhos?

Isis: Correto. E cada ramo tem uma abordagem específica nas atividades, de acordo o contexto dos jovens e sempre sob a orientação de um programa de jovens desenvolvido pela União dos Escoteiros do Brasil.

 

Alex: Ahhmn tá. Que lôôco. E o CD da Jungle o que que é?

Isis: O CD é uma mistura de história e música, na verdade – como o CD Saltimbancos, do Chico Buarque, você conhece? Nos baseamos no Livro da Selva para criar um enredo atual, abordamos a questão da sustentabilidade, da utilização consciente da água e junto a isso, criamos canções que descrevem os personagens da Jungle. Uma forma de ajudar os lobinhos novos a gravar quem é quem e aumentar ainda mais a mística dos chefes assumirem o papel dos animais.

Eric: E é um musical que conta a história de um problema entre o homem x natureza.

 

Alex: Mas é um CD de contos ou de músicas? O Jaiminho é meio devagar para decorar letras, é difícil de aprender?

Isis: São as duas coisas.

Eric: É bem facinho. Elas entram na sua mente e não saem mais. Quando você se der conta, estará cantarolando sem querer!

Isis: Não se preocupe que tanto as letras quanto as melodias são bem fáceis de decorar 🙂

 

Alex: E de onde veio a idéia de fazer isso? Por que?

Isis: Esse musical foi o meu projeto de Insígnia de BP…

 

Alex: O quê? Cuma?

Isis: Dentro de cada ramo, existe um distintivo especial que é concebido ao jovem que conseguir cumprir uma série de etapas e provas determinadas. No ramo Lobinho, é o Cruzeiro do Sul; no ramo Escoteiro, a Lis de Ouro; no ramo Sênior, o distintivo chama-se Escoteiro da Pátria e no ramo Pioneiro é a Insígnia de BP (ou IBP, como é carinhosamente conhecida). Para conquistar essa insígnia, é preciso, entre outras coisas, elaborar um projeto que vise melhorar a sociedade e/ou o escotismo. Por isso a escolha foi essa: ajudar o aprendizado dos lobinhos dentro do Movimento Escoteiro.

 

Alex: Que muito lôco… Maior dahora hein.

Isis: E esse distintivo é um dos mais difíceis, porque exige tempo e dedicação – e muitos pioneiros fazem faculdade, trabalham, então é menos comum mesmo. No Falcão, existem apenas três pioneiros que conseguiram esse distintivo e eu fui a primeira menina 🙂

Eric: E além disso, a idéia do projeto também é atualizar as canções escoteiras, porque por muitos e muitos anos, cantamos sempre as mesmas músicas. Ainda mais no ramo lobo, que tem o repertório menor.

 

Alex: E vocês também são aqui do escoterismo, do Gavião Peregrino que nem o Jaiminho?

Eric: Caramba Alex, é escotismo!

Isis: Rs, sim. Somos do FALCÃO Peregrino. Gaviões só se fôssemos todos corinthianos rsrs.

Eric: Huahuahuaha. Mas você não vai me encontrar muito por aqui. É que hoje, devido ao meu trabalho, estou meio afastado.

 

Alex: Eu vi um vídeo na internet com o Jaiminho e fiquei muito admirado com a qualidade das músicas e performance do grupo. Vocês fazem shows por todo o Brasil também? Devo falar com o empresário de vocês para cotnratá-los? O Jaiminho gostou muito do moço do violino e já quer aprender a tocar esse negócio…

Isis: Ainda não estamos nos apresentando assim. Aquele vídeo foi uma pré-estréia do CD que apresentamos esse ano. Há quatro anos atrás, nós (eu e o Eric) apresentamos o início do projeto, as músicas ainda estavam praticamente em forma de rascunho. Para finalizarmos o projeto, contamos com a produção musical de Rick Renan, amigo nosso que é músico e tem experiência em fazer arranjos musicais. Sem ele, as músicas ainda estariam na “idealização”. Contamos também com a participação de amigos para fazerem as vozes de cada personagem. Dois chefes do próprio Falcão também participaram, o Akelá George Hirata interpretando o Akelá da nossa história e o Akelá Guará (Fernando Arashiro) interpretando o Baloo). O primo do Rick, Gabriel, de 10 anos interpretou o Mogli, a namorada do Rick, Daniele Guirau (que é minha amiga de colégio) interpretou a Kaa, o próprio Rick interpretou a Bagheera e o meu namorado, Leonardo Padovani interpretou o Shere-Khan.

Eric: Queremos muito divulgar o trabalho para todo o Brasil, divulgando o CD e fazendo shows. Para saber mais sobre o projeto, entre na página do facebook/jungleselvadetodos ou mande um email para : jungleselvadetodos@gamil.com . O moço do violino é o Shere Khan (Leonardo Padovani), e é um ótimo violinista. Espero que consiga aprender a tocar este instrumento, pois é um dos mais belos instrumentos a ser ouvido.

 

Alex: Eu sei tocar bateria, mas não tenho uma. Aprendi improvisando latões quando era garoto, mas sou meio descordenado. Vocês são todos músicos? Quem fez o que na produção desse CD?

Eric: Sim, todos somos músicos e quem produziu o CD Foi o Rick Renan. Foi ele que criou toda parte de arranjos e cuidou da parte técnica de gravação, além de ter feito o personagem Bagheera, a pantera.

Isis:  O Rick e o irmão (que aparece no vídeo tocando percussão) tem uma banda de rock e tocam músicas autorais. O Leo é violinista e toca em diversas bandas e eventos (música judaica, música italiana, tem um duo de violino e violão de música instrumental – inclusive, estão pra lançar o CD em breve, toca violino eletrônico em baladas, improvisando em cima das musicas que o DJ toca, faz shows-palestra..) e eu sou cantora mesmo. Atualmente trabalho com o grupo Trovadores Urbanos e tenho planos para seguir carreira solo, lançar CD e tal..

 

Alex: Caramba, que legal !! É por isso que o negócio saiu tão “profiça” assim?

Isis: Legal né!

Eric: Graças a Deus.

 

 

Alex: Acho que foi bem difícil realizar esse projeto não? O que foi mais difícil?

Isis: Acho que o mais difícil foi conseguir conciliar todas as outras coisas do dia-a-dia com esse projeto. Ele demorou um tempo considerável para amadurecer e a gente conseguir finalizar. O fato de não ter tido nenhum tipo de patrocínio para as gravações e etc também pesou um pouco. Mas, no final, dá tudo certo (^.^)

Eric: A dificuldade veio desde a composição das letras e melodias até a parte da gravação. Fazer uma produção independente, como a nossa, dá muito trabalho. É preciso de muita vontade, amor e dedicação pelo que está fazendo, só assim mesmo.

 

Alex: Poxa, parabéns pela determinação de vocês e pela garra em realizar e concretizar um sonho. Eu quero lançar um CD de batuques de improvisação, o Jaiminho até me ajuda com o chocalho de latinha e feijão. O que é preciso fazer para gravar um CD igual ao de vocês ? Quais são as etapas do processo e quanto tempo demora isso?

Eric: Como fizemos tudo por nossa conta, o tempo de concretização do projeto depende do tempo dedicado e disponível pelos integrantes do grupo. Além disso, também  é preciso ter os equipamentos adequados para que se possa gravar. É preciso ter alguem que saiba produzir, mexer nos programas de gravação, enfim… tem muita coisa a ser feito antes do final.

Isis: Gravamos tudo na casa do Rick e não sei nem se passaremos por algum estúdio para mixar as musicas ainda. Porém… Se você tiver verba e tempo, as coisas são muito mais fáceis.

 

Alex: Lá na sede dos Gaviões Peregrinos, vi que tem uma sala de música e que os escoteiros estão sempre cantando. Por que se canta tanto no escoterismo?

Eric: É Falcão Peregrino e é escotismo!!!

 

Alex: Ops… Me desculpe. Foi mal. É escotismo.

Eric: A música é uma arte incrível. Cantamos tanto porque faz bem para nossa saúde, não é a toa que quem canta os males espanta. Quando cantamos juntos, somos todos iguais. Quem canta bem, junto com quem não canta tão bem, ou quem canta alto, junto com quem canta baixo e assim juntos, forma uma cantoria alegre e divertida.

Isis: No escotismo as músicas servem para integrar as pessoas. Algumas possuem danças, outras são duelos – por exemplo, divide-se as pessoas em dois grupos e um grupo canta uma parte e o outro a outra parte e vão trocando até que um dos grupos perde o fôlego e, consequentemente o outro ganha. É uma forma lúdica e divertida das pessoas entrarem em contato com o outro.

 

Alex: Eu quero um CD da Jangall, como faço para ter um? Já está a venda? Tem na FNAC ? E no Itunes Store?

Isis: Acho que não estará disponível nas melhores lojas do Brasil, infelizmente rs. Ainda não temos uma previsão de quando ele será oficialmente lançado nem nada, mas disponibilizaremos a venda online e mais tarde, se conseguirmos apoio da UEB, nas lojas escoteiras de SP (e, quem sabe do Brasil todo).

Eric: Basta mandar o email para jungleselvadetodos@gmail.com ou entar na página do facebook.com/jungleselvadetodos e fazer seu pedido.

 

Alex: Vocês tem filhos? 

Isis: Não, ainda não.

Eric: Não, mas um dia ainda terei!

 

Alex: Essas pestes dão um trabalho… O Jaiminho comeu graxa de sapato ontem pensando que era chocolate… Jaiminho vem aqui!! Olhem só, estão vendo os dentes pretos aqui óhh? Acho que não sai não… Bom Isis e Eric, muito obrigado pelo papo e parabéns pelo projeto. Eu vou me despedir porque vou levar o Jaiminho na casa da vó porque sábado é dia que eles montam quebra cabeças. Hoje eles vão terminar um de mil peças. Até logo! 

– Jaiminho, pega a tua mochila e tira esse chinelo da boca! Jaiminho volta aqui!! Jaiminho!! Desgraçado…

Isis: Magina, Alex. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Boa sorte! Tenho certeza que o Jaiminho será muito feliz dentro do escotismo e dentro do Falcão 🙂

Eric: Muito obrigado e abraços!

 

Comentários
Uma resposta para “Quero saber: CD da Jungle”
  1. Ghirata disse:

    Sensacional!!! Caramba, esse Alex é meio devagar… pô, é ESCOTISMO e FALCÃO Peregrino… Parabéns Isis e Eric! Precisamos ensinar o Alex a cuidar melhor do Jaiminho!!!

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.