O ESCOTISMO E O PODER DO ENTUSIASMO

 

Tenho acompanhado o blog do falcão e conversado pela internet com alguns falcões. ‘È muito bacana ver e sentir a força do entusiasmo da celebração, das comemorações, ou do simples praticar “escotismo”. Todos sabemos que são as coisas simples que realmente valem a pena, aquele bom e divertido fogo de conselho, aquele curso de chefes onde fizemos bons e novos amigos, aqueles acampamentos marcantes que vivemos, enfim, o escotismo é intenso e sua multiplicidade de formas de realização como pessoa ou em “grupo”são infinitas.

Por meio deste instrumento que é o blog, tenho conseguido visualizar e sentir o escotismo do Falcão. Tenho sido alcançado pelo ENTUSIASMO de pessoas que até mesmo não conheço, como por exemplo os posts do Lobo Gris e tantos outros amigos que  conheço há mais tempo.

Vendo este  entusiasmo e me entusiasmando, lembrei de uma coisa que meu pai me contou uma vez…..

Certa vez ele me disse que a palavra ENTUSIASMO era de origem grega e significava ter DEUS DENTRO DE SI….e que os gregos moviam e eram movidos por este ENTUSIASMO.

Achei muito interessante este significado, confesso que para mim foi a melhor definição de fé,  exemplo de potência que uma pessoa pode ter,  independentemente de crença religiosa ou de dogmas.

Ser entusiasmado, estar entusiasmado…… nos move para  realizações, nos move a contagiar outras pessoas, a empoderar-se, a fortalecer-se…..

O entusiasmo é algo que vem de dentro, de nossas convicções, de nossas certezas ou de nossa busca determinada em tudo aquilo que acreditamos.

O escotismo é uma fonte de entusiasmo permanente, claro que como qualquer organização e movimento social  também tem seus desafios, tem seus obstáculos, porém….. em essência é um movimento muito positivo !

O escotismo nos  move a acreditarmos que somos capazes, que temos algo a oferecer ao outro, para a sociedade, o escotismo faz com que acreditemos em nós mesmos e com isto sejamos capazes e estimulados a promover o bem ao próximo,  de  podermos juntos sonhar que podemos construir um mundo melhor.

Defitivamente……fazer escotismo com entusiasmo é tudo de bom no falcão !

Segue abaixo complemento interessante deste tema que encontrei na internet ……continuemos ENTUSIASMADOS…afinal……. grandes realizações são concretizadas quando assim nos comportamos !

Segue abaixo um texto de FERNANDO FÉLIX | revista Audácia | www.audacia.org /  postei  apenas algumas partes para não ficar um post muito grande.

DEFINIÇÃO

A palavra entusiasmo vem do grego, a partir da junção de três palavras: «en», «theos» e «asm». «Theos» é Deus, «en» é um prefixo que significa dentro e «asm» designa em acção. Portanto, literalmente, entusiasmo significa Deus dentro de nós em ação. Assim, o significado para «entusiasmo» era o de exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina. Para os Gregos (que eram politeístas), a pessoa entusiasmada era aquela que estava possuída por um dos deuses, e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer coisas extraordinárias. Quando é Deus que inspira as nossas ações, só podemos esperar coisas boas e positivas.

A FORÇA DO ENTUSIASMO

Vivemos num tempo em que existe um crescente défice de entusiasmo. Mas acontece que não podemos viver sem ele, sem essa força vital que nos faz levantar cada manhã, que nos faz sonhar, que nos faz lutar, que nos dá forças para vivermos certos valores, mesmo em contradição com a realidade, e que dá brilho à nossa vida. No dia em que perdermos o entusiasmo, começamos a morrer lentamente, a desvitalizarmo-nos.

UMA FORÇA POSITIVA

Assim, o entusiasmo é uma força vigorosamente positiva, algo que parte de dentro de nós como uma energia extraída do nosso íntimo e que nos leva a amar, a crer efusivamente no que sentimos ou observamos. Esta força do entusiasmo é sempre benéfica e contribui, em muito, para o nosso êxito, sucesso e felicidade. A decepção, o desinteresse, a desilusão, o arrefecimento são pensamentos opostos ao entusiasmo e podem ser altamente negativos à nossa existência assim como à dos outros. Viver entusiasticamente é viver intensamente. Se compreendêssemos o quanto representa para a felicidade o estado de espírito impregnado de entusiasmo, certamente nunca deixaríamos de buscar possuí-lo. Não basta crer, não basta amar, é preciso que o façamos entusiasticamente, com o uso de toda a energia que nos foi dada e concedida para ser utilizada em nosso favor e em favor das outras pessoas.

Comentários
Uma resposta para “O ESCOTISMO E O PODER DO ENTUSIASMO”
  1. Ana Macedo disse:

    O entusiasmo move montanhas. Nos leva a conquistas e trás mais entusiasmo. É um ciclo que se auto alimenta. A busca por realizar, por alcançar seus objetivos, a corrida por se doar em prol dos seus ideais.
    Assim como o Biasi também sou hoje apenas uma escoteira em ideal, a milhas distante, esperando o momento possível para voltar à ativa. Quiz deixar aqui meu comentário porque a leitura do texto só me trouxe mais entusiasmo. Cada vez mais forte a chama de retornar e contribuir com o movimento se acende dentro de mim. No momento tudo o que produzo para o movimento são pesquisas que faço e constantemente publico no grupo do facebook EducAção a Propósito, no intuito de poder de alguma forma contribuir com o movimento, apoiando os escotistas amigos no desenvolvimento dos seus jovens. Obrigada. 

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.