Ponta de Flecha Sênior

por chefe Vitor Itocazu

Nesse feriado de Nossa Senhora Aparecida, 6 seniores, 4 guias e 7 chefes fizeram uma viagem de 150 km rumo à Tietê para acampar. O objetivo desse acampamento? Aprender coisas sobre o escotismo, técnicas de campo e o mais importante LIDERANÇA. Tudo isso remando em mares tenebrosos junto com o capitão Espeque Sparrow (Créditos a patrulha Kraken).

Afinal, antes de se tornar maior de idade, um jovem que está no movimento escoteiro tem um grande desafio que é liderar a sua patrulha na Tropa Sênior ou na Tropa Guia. O fato de muitos já se conhecerem há anos no escotismo, pode fazer com que se pareça fácil liderar amigos, mas não é bem assim. Liderar exige conhecimento e além de tudo a PRÁTICA.

Nesse acampamento a liderança foi trabalhada antes mesmo dele começar. Os monitores e sub-monitores de cada patrulha tiveram que convidar um elemento de sua patrulha para participar desse acampamento, com critério livre, decidido pelos próprios jovens. Depois da confirmação de todos os jovens que poderiam ir, a chefia dividiu os jovens em 2 patrulhas que tinham como missão dar nome para as patrulhas e assim nasceram as patrulhas Pérola Negra e Kraken.

Chegando em Tietê já tiveram como primeiro desafio chegar no local do acampamento, com apenas um mapa. Assim que chegaram no acampamento descobriram que teriam que usar a inteligência para reaver suas mochilas e comida. Nada muito difícil para esses jovens.

Entre Esquetes e Tijolos, usando Roldanas e Garrafas, os jovens fizeram Amarras Quadradas e Elevadores, desvendaram Enigmas e responderam um quiz. Aprenderam sobre Leave no Trace, fizeram um Resgate sob stress, atravessaram uma Falsa Baiana e uma Teia, decidiram o destino de um jovem no Jogo Democrático, apresentaram músicas espetaculares no Fogo de Conselho, refletiram sobre liderança, a Promessa e a Lei para finalmente achar o Tesouro escondido. Mais de 25 diferentes atividades e desafios em dois dias e meio de acampamento.

E agora esses jovens estão melhor preparados para guiar e liderar suas patrulhas. E daqui algum tempo, outros jovens terão essa oportunidade, e depois outros jovens, e outros jovens… num ciclo de aprendizado maravilhoso que o escotismo proporciona.

Como disse um amigo meu “O acampamento é onde os jovens mais evoluem.”.

Sempre Alerta

Vitor Itocazu

 

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.