Um pouquinho do Rally dos Lobos 2017

por Chefe Marcia Kecek (Kotick)

Imagine um portal do tempo por onde um homem pré-histórico passe e chegue aos dias de hoje. Imaginou? Agora, este homem primitivo encontra com um homem moderno. Como será a reação de ambos? Será que eles conseguem se entender?

foto: Maria Arizono

Este encontro inusitado e bem engraçado aconteceu durante a edição do Rally dos Lobinhos 2017. Sem conseguir dialogar com o visitante, o homem moderno pede ajuda aos lobinhos. Juntos decidem lançar mão do uso de imagens, ou melhor dizendo, de emojis para conseguir estabelecer uma comunicação eficiente e divertida com o homem primitivo. Afinal, foram estes antepassados os precursores da linguagem visual com a utilização da arte rupestre.

Com este pano de fundo em cena, a chefia das alcateias abordou o tema “Uma imagem vale por muitas palavras” com uma esquete divertida e muito interativa. Foi um sucesso! As crianças deram muitas risadas.
Após participarem da esquete as crianças foram convidadas a entrar na base e participar de dois jogos.
Um deles era um jogo da memoria “O que eles estão ‘falando’?”. Neste desafio as crianças deveriam associar a imagem do emoji com o texto contendo o seu significado real.

O segundo jogo era “Qual é o filme?”. Aqui, os lobinhos associavam um grupo de emojis com o nome do filme. Pura diversão para os nossos cinéfilos mirins!

Antes de partirem e deixar a base do Falcao rumo à novas descobertas, os lobos eram convidados a participar de uma dança coreografada exclusivamente pelo homem primitivo.

O que é o Rally?

foto: Christie Sototuka

O Rally dos Lobinhos é um evento regional tradicional do ramo lobo. É realizado sempre no mês de outubro (no primeiro sábado), em comemoração ao dia 4 de outubro, Dia Mundial do Lobinho.
O tema geral é elaborado pela Região São Paulo e aplicado pelos Distritos. No nosso caso pertencemos ao 8o Distrito. Atualmente, nosso distrito conta com 10 grupos escoteiros. Cada grupo fica encarregado de preparar uma base de acordo com o tema central. Porém, isso não impede os grupos de se organizarem para trabalhar em conjunto na preparação de uma única base. Fica à critério de cada grupo. Pode, inclusive, haver junção de Distritos, como já ocorreu em edições passadas.

A escolha para o local do evento envolve muitos fatores, tais como segurança, acesso, terreno, pontos estratégicos para a montagem das bases e facilidade de deslocamento.

Neste ano, a base do Falcão Peregrino foi uma das oito que compuseram a edição cujo tema central foi “Por um mundo bem melhor”. No total, participaram 250 lobinhos, divididos em oito matilhas, e 86 adultos entre chefes e pais de apoio trabalhando em três frentes: aplicação das bases, condução das matilhas e suporte médico. Tivemos ainda o apoio de um carro da SAMU.

O Rally dos Lobinhos é um evento grande, demanda muita dedicação e organização. No dia é uma atividade intensa, tanto para os lobinhos quanto para os adultos. Todos saem cansados. Os pequenos voltam para casa eufóricos com tudo que vivenciaram, e nós realizados por termos proporcionado um dia divertidíssimo para eles!

 

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.