Mutcom e Homenagem ao Chefe Kaol

por chefe Susan Sagara

No dia 21 de outubro de 2017, o Grupo Escoteiro Falcão Peregrino participou do MUTCOM (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária), que nesta edição teve como tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”.

O MUTCOM é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. Para os jovens é a oportunidade de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento com a comunidade, além da sua participação em um MUTCOM ser um dos itens para conquista da Insígnia de Ação Comunitária.

O local escolhido para esta atividade foi a Praça Kaol Sugimoto, que fica a cerca de 1Km de nossa sede. A praça leva o nome de um dos fundadores do nosso Grupo Escoteiro e por isso realizar o MUTCOM neste local foi a junção de uma pequena homenagem e o cumprimento de um dever.

A ação teve a participação de 33 jovens, entre escoteiros(as), seniores e guias, 11 adultos (escotistas, diretores e pais) e foi feita em parceria com a Prefeitura Regional do Butantã como parte do programa “Faça seu Bairro Lindo”, a convite de nosso Grupo Escoteiro, contando com a presença de seus funcionários e do Prefeito Regional, Paulo Vitor Sapienza.

Partimos da sede às 7h30, fomos caminhando até a praça e logo começamos a nos organizar para dividir as tarefas. A Prefeitura forneceu materiais para limpeza como rastelos, sacos de lixo e luvas, efetuou o corte da grama e cipós tornando a praça mais ampla, e bloqueou também a pista de veículos mais próxima à praça com o auxílio da CET, garantindo a segurança de todos.

 

Os escoteiros, pais e chefes presentes fizeram a coleta de muito lixo acumulado, para além de efetuar a limpeza da praça, evitar que ela seja ponto de descarte de lixo e itens furtados, e a permanência de ladrões e usuários de drogas como estava ocorrendo recentemente no local.

Fizemos também a manutenção e pintura do brinquedo de madeira da praça com verniz e plantamos algumas árvores. Permanecemos na praça até as 11h quando terminamos de deixar a praça de cara nova.

Foi uma atividade muito gratificante e a ideia agora é fazer a manutenção constante da praça Kaol Sugimoto, pois além de honrar uma pessoa tão estimada por nós, poderemos servir à comunidade local com uma área de lazer que seja agradável e passe a ser bem frequentada.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.