Sede do Falcão Peregrino recebe o Curso Preliminar

Por: Fabricio Rezende e Gláucia Viola, cursantes.

O constante desenvolvimento pessoal no Movimento Escoteiro, por meio de cursos de aprendizado, motiva voluntários a fazerem o melhor possível aos jovens.

No último fim de semana, 28 e 29 de setembro, foi realizado na sede do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino o Curso Preliminar, ministrado pelos chefes Ana, Marcos, Paula e Robson, com apoio dos chefes Lídia e Hitoshi e das mães na cozinha, e com a diretoria de Ana Paula Areas Dau.

Cerca de 30 cursantes de diversos grupos escoteiros participaram de muito aprendizado, com dinâmicas divertidas e compartilhamento de experiências, e puderam vivenciar o programa para formar adultos voluntários que desejam integrar e cooperar mais com o Movimento Escoteiro.

O Curso Preliminar

Quando vemos jovens e crianças desempenhando ações sociais, com dedicação, disciplina e respeito ao próximo, muitas vezes não entendemos como esse engajamento surgiu, como eles se motivam a realizar tais ações. Para entender devemos recorrer ao propósito do Movimento Escoteiro: “contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo”.

Essa e outras premissas podem ser consultadas no P.O.R. – Princípios, Organização e Regras, que é um conjunto de regras e objetivos para a manutenção do Método Escoteiro por todo o país.

Mas o jovem não precisa entender ou decorar toda essa questão teórica. Já quem aplica as atividades escoteiras, sim: os chefes e dirigentes dos grupos necessitam saber cada passo que o Movimento programou para desenvolvermos crianças e jovens aptos para contribuir para um mundo cada vez melhor.

Os adultos que se propõem a apoiar a causa escoteira entram para uma rota de aprendizagem sobre o universo do escotismo, cujo primeiro passo é o Curso Preliminar. Baseado em valores e diretrizes pedagógicas, é recomendado também para pais e mães que têm seus filhos envolvidos no Movimento, pois esclarece detalhes educacionais, como funciona a progressão das crianças e jovens, questões de regras de uniformes, entre outros assuntos que podem ser fundamentais para que a família ajude no desenvolvimento pessoal de seu filho.

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO – Coordenação e edição de texto: Gláucia Viola; Apoio e relações públicas: Júlia Matsuda; Preparação e revisão de texto: Daniela Marini; Arte e texto: Fabricio Rezende.

Fechado para comentários.