Dia do Escoteiro do Mar

 

Você sabia?

Que hoje é celebrado o Dia do Escoteiro do Mar? Uma modalidade que realiza as atividades preferencialmente na água, independentemente do tipo de ambiente (rio, mar, lago, lagoa ou pantanal). O foco é desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, dando-lhes ferramentas e desenvolvendo habilidades específicas para a sua prática.

Quando mais novo, Baden-Powell costumava a sair para aventuras marítimas na companhia seus irmãos. Desenvolveu, então, uma paixão por atividades em alto mar. Em 1909, BP liderou um acampamento de jovens às margens do Rio Beaulieu com atividades revezadas com parte do grupo embarcada em um navio e parte em terra, que ficou conhecido como o primeiro acampamento dos Escoteiros do Mar. No ano seguinte, o fundador publicou o livro “Escotismo do Mar para Rapazes”, introduzindo as temáticas e especializações.

No Brasil, apesar de termos um território banhando por muita água, o primeiro grupo do Mar aportou por aqui apenas em 1921 (G.E. do Mar Decimo – 10°/RJ). Mas desde então o interesse por essa modalidade não parou de crescer, e hoje os escoteiros do mar se multiplicam por todo o país. O dia 11 de junho foi escolhido para celebrar o aniversário dos Escoteiros do Mar por coincidir com a data magna da Marinha do Brasil.

Parabéns aos escoteiros que mergulham nas águas desta aventura e fazem os desafios serem um profundo aprendizado para a vida dentro e fora do mar.

Fechado para comentários.