Nascimento de Caio Vianna Martins

Você sabia?

Que hoje é um dia importante para o escotismo?

É o dia do nascimento de Caio Vianna Martina e se comemora a memória do menino que ingressou para o Movimento Escoteiro quando tinha 14 anos em Belo Horizonte.
Em 19 de dezembro de 1938, durante uma excursão noturna de 25 membros de seu grupo escoteiros para São Paulo, o trem em que estavam se chocou com um outro trem de carga que vinha em sentido contrário próximo a Barbacena, o que acabou provocando a morte de 40 pessoas. Após recobrar os sentidos e ainda atordoado pelo acidente, Caio, que na época era monitor de patrulha, não mediu esforços para ajudar as vítimas, começando pela busca dos amigos ainda desaparecidos. Os escoteiros fizeram uma grande fogueira com o que tinham de disponível nos vagões, o que auxiliou os trabalhos madrugada adentro.
As equipes de socorro só conseguiram chegar ao local do acidente pela manhã. Como não havia maca para todos, Caio se recusou a ser levado em uma delas dizendo: “Um escoteiro caminha com as próprias pernas”. Foi para a cidade a pé junto de seus amigos, porém mal sabia ele que seu estado era grave. Ao chegar, foi levado às pressas ao hospital, mas faleceu em consequência do rompimento de órgãos e sangramento interno.
Caio foi sepultado em Belo Horizonte, junto com mais dois amigos que morreram no choque entre os vagões.
Caio Vianna Martins é visto como um exemplo de bravura e até hoje continua inspirando escoteiros e escoteiras pelo mundo.
Essa história é lembrada como símbolo da coragem, do espírito de união e do servir que o escotismo estimula.
Quer saber mais sobre a história do movimento? Acesse escoteiro.org.br/visitantes e conheça o movimento escoteiro e suas histórias.

Fechado para comentários.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0